- Área: 95 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Haydn Cattach
-
Fabricantes: Artedomus, Artek, Asko, Astra Walker, Douglas and Bec, Dulux, Ikea, Pierinelli, Thonet
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este apartamento em Melbourne, Austrália, foi renovado para maximizar o acesso à luz natural, ao mesmo tempo em que abriu a circulação entre espaços para criar múltiplas aberturas e rotas entre cada compartimento, aumentando a flexibilidade de cada ambiente.
À medida que os espaços de estar, de jantar e da cozinha eram abertos, o projeto visava evitar ter um estereótipo de cozinha funcional como pano de fundo do espaço vital. Em vez disso, o objetivo era criar uma área de culminação mais ambígua que surgisse como uma coleção de objetos artísticos, com o equipamento de cozinha funcional escondido dentro dos elementos escultóricos.
Três objetos foram desenvolvidos, um banco sólido de corian, uma grande porta arqueada de metal e uma relevo arqueado complementar. Entre esses três estão abrigados a pia, o forno, o fogão e a geladeira.
A paleta de materiais foi escolhida para complementar e suavizar os tons do piso e paredes de concreto, adicionando calor ao espaço.
Embora seja de escala muito modesta, levanta questões sobre um espaço doméstico cotidiano com o qual todos nós estamos familiarizados: a cozinha. Ele desafia nossas expectativas e leva um risco - sair do normal e tentar algo diferente. Reconfigurando algo que todos conhecemos tão bem em uma nova expressão.